13.9.14
     Muitos já me perguntaram o que me encanta na profissão de Designer, e o que me levou a escolher essa profissão. Então, desde pequena sempre assistia, desfiles, entrevistas de estilistas, filmes relacionados a moda, entre outras coisas. No primeiro semestre de 2014, entrei em um curso de modelo para aprender a desfilar, e ficar mais por dentro quando o assunto for moda. O que me encanta, é como os estilistas criam as roupas com muita liberdade, espero um dia fazer o mesmo, criar com liberdade, criar de acordo com o que eu sinto, criar me expressando.  Designer de Moda é o que eu quero ser, vou me esforçar para um dia me tornar uma estilista de sucesso, fazer o que sempre sonhei.


1           Existem inúmeras faculdades de moda no Estado de São Paulo, algumas oferecem cursos voltados mais para o estilismo e criação, outras caminham pela área técnica, formando profissionais práticos que entendam de todos os processos da área fashion, além da etapa criativa. As universidades proporcionam um ensino entre o artístico e o comercial. Vejamos algumas delas:

   Universidade Anhembi Morumbi
1.       
Universidade Anhembi Morumbi. Foto:Divulgação
http://portal.anhembi.br
          A Universidade Anhembi Morumbi oferece o curso de bacharelado em Design de Moda com ênfase na pesquisa, criação, desenvolvimento de produtos e imagens da área têxtil e de confecção. O estudante participará de vários projetos de pesquisa como: estudo do público-alvo ao tema, criação, desenvolvimento e apresentação de coleções, e será orientado tanto ao desenvolvimento de produtos mais autorais quanto aos destinados à larga distribuição. E, ao final, será capaz de criar e produzir coleções de vestuário de moda, bem como imagens de moda - fotografias, desfiles e outros.









   Faculdade Senac de Moda

Faculdade Senac São Paulo. Foto:Divulgação
http://www.sp.senac.br
    Na faculdade Senac de Moda o estudante pode escolher entre bacharelado em Design de Moda com Habilitação em Estilismo ou com habilitação em Modelagem. O primeiro foca-se na criação de produtos de moda em forma de projetos que alinhem processos industriais, desejos e necessidades dos usuários, observações do mercado, seu repertório cultural e olhar estético. Os profissionais formados serão capazes de desenvolver modelos, coleções, estamparias e acessórios de moda para os mais diversos segmentos. Além do mais, o curso conta com a direção artística do grande nome da moda brasileira e internacional, Alexandre Herchcovitch.

Faculdade de Artes Plásticas da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado)

Faculdade de Artes Plásticas FAAP . Foto:Divulgação
www.faap.br
A faculdade de Design de moda da FAAP é um bacharelado de 4 anos de duração. Na grade curricular constam disciplinas inovadoras dividas em tópicos especiais como: Figurino, Joalheria, Sapatos e Acessórios, Cenografia e Biônica na Moda, entre outros. O curso diferencia-se das demais nesse aspecto, mesmo sendo um tanto quanto recente, pretende ser um marco no ensino da Moda em nosso país.




Faculdade Santa Marcelina

Faculdade Santa Marcelina. Foto:Divulgação
http://www.fasm.edu.br
    A Faculdade Santa Marcelina é uma das pioneiras em Desenho de Moda, considerada o melhor curso de moda do país. Esta procura exercitar ao máximo a criatividade dos alunos, aliando conteúdo teórico e prático, além do apoio de várias atividades extracurriculares como concursos e exposições.

   O programa é voltado à formação de criadores de Moda, pois todas as disciplinas envolvem o estimulo criativo. Como trabalhos de criação, que podem ser desenvolvidos na área de Estilismo, Calçados e Acessórios, Joalheria ou Fotografia. Dentre estes, os melhores são selecionados para o grande evento no final do ano, o Fórum FASM de Moda.






     ♦  Nélio Pinheiro


      Nélio Pinheiro  é um dos estilistas mais famosos de Londrina, e é responsável pela marca Overloque. Ele é graduado em Design Gráfico e tem especialização em Moda pela UEL. Trabalha no ramo da moda há 21 anos e já teve uma loja em São Paulo e tem projetos para voltar à capital paulista no ano que vem. Nélio conta que presenciou o crescimento da moda em Londrina e em toda região. Para ele, a “moda virou moda”, tanto para estudantes quanto para pesquisadores, pois abrange várias outras áreas.
1.       
n                                                                  ♦ Nina Graça
       
     A estilista da marca Basic, Maximina Graça , mais conhecida como Nina Graça, é formada há seis anos em moda pela UEL e há cinco trabalha na Basic. Nina afirmou que para aqueles alunos que correm atrás de estágios durante a faculdade, tem mais facilidade de entrar no mercado de trabalho. “Eu fiz estágio desde o segundo ano da faculdade e nunca precisei correr atrás de emprego, sempre fui convidada”, declarou Nina.










                
12.9.14






1. O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch chocou a plateia em um desfile enquanto ainda era estudante de moda, ao vestir uma noiva de diabinha.

2. A bermuda foi batizada com o nome de sua terra natal, as ilhas Bermudas, localizadas no Caribe. Ela surgiu entre os anos 30 e 40 como uma forma de driblar as leis locais, que impediam as mulheres de mostrar as pernas.

3. O famoso perfume Chanel nº 5, inventado pela estilista francesa Coco Chanel em 1921, foi eleito o mais "emblemático" dos perfumes. A fragrância de jasmim perfumou mulheres como a atriz Marilyn Monroe — que ajudou a criar a mística do Chanel ao afirmar que dormia vestindo apenas "algumas gotas de Chanel número 5". Estima-se que um vidro do perfume é vendido a cada 55 segundos ao redor do mundo.

1.       4. O espartilho é uma peça de lingerie que causava problemas seriíssimos para as mulheres do século XV ao XIX, época em que foi popular. Para ostentar aquela cinturinha fina, elas eram obrigadas a apertar os seios para cima com os cordões da peça.

5. Um dos itens mais utilizados nas seções de fotos de catálogos de moda é a fita crepe. Muitas vezes a roupa fica enrugada e, para que saiam perfeitas nos cliques, são presas com a fita atrás do corpo das modelos.


6. Indigo blue é a forte cor azulada que o jeans apresenta antes da lavagem. O auge da cor nos jeans foi durante os anos 80.

7. Louis Réard inventou o biquíni em 26 de junho de 1964. O estilista francês batizou o traje com o nome do atol no Pacífico, onde os americanos realizaram testes atômicos.


8. Os primeiros botões de roupa eram feitos com osso e metal.

1.       9. Roupas da princesa Diana foram leiloadas 3 anos depois de sua morte. Só o catálogo da casa de leilões inglesa Christhie’s, que promoveu a venda das peças, foi comprado por 83 mil dólares, tornando-se o livro impresso mais caro do século XX.

        10. As peças mais antigas que o homem criou para proteger seus pés foram as sandálias, inventadas pelos egípcios há mais de 5.000 anos. Ao longo dos séculos, vieram os sapatos. Mas só em meados de 1850 começou a haver uma distinção visível entre os pés direito e esquerdo
      
        FONTE: Guia Dos Curiosos







QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

liderança
criatividade
ser pesquisador
saber trabalhar em equipe
ter habilidades manuais
conhecimento da anatomia humana
ser conhecedor da história da arte
observar de comportamentos

Qual o perfil ?

É um jovem que está sempre procurando ser diferente, na maneira em que se veste ou fala, nos produtos que usa. Há pessoas que nasceram para fazer tudo conforme as regras, enquanto outras precisam fugir delas para sentir bem. Este último é o caso de quem faz Artes e Design. Trata-se de um perfil de mentalidade inovadora, que não se acomoda.

Que competências ele precisa ter para se dar bem na área? É preciso saber desenhar para fazer Design?

    Ele precisa ser original e trazer respostas diferentes para os problemas, sempre fugindo do óbvio. Assim, é necessário que a pessoa tenha muita cultura para reconhecer o que é novo e o que já existe.
    Saber desenhar não significa necessariamente que a pessoa se dará bem na área – especialmente se ela não traz nada de novo. O mais importante é ter capacidade de imaginação e inovação. Existem áreas dentro do campo da arte e design em que não é preciso saber desenhar.
       O jovem precisa saber que existe o mundo da criação e o da produção, e é necessário haver uma ponte entre eles. No Design de Produto, por exemplo, não adianta fazer um desenho O maravilhoso, mas que não pode ser executado. Ele precisa ter a capacidade de trabalhar com materiais diferentes e fazer acontecer, pensando não só na criação, mas também na execução

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Espero que tenham gostado, até mais.
Beijos!
    



Do ponto de vista da arte moderna, o design não é considerado uma forma de arte, pois a arte é o resultado de uma produção individualista e transcendente, já o design visa atender à sociedade. A origem da palavra “design” vem do latim: designare.
Não existe uma história certa para o design, apenas para como surgiu a profissão “designer”, pois o design em si já é praticado há muito tempo.

Em 1888, na Inglaterra, William Morris fundou a “Arts & Crafts”, que realizava trabalhos impressos em móveis e objetos. A partir daí surgiu a profissão designer.

Logo depois foi inaugurado na França o “Art Nouveau” que contribuiu para mudanças na arquitetura, influenciando outros tipos de design como moda, mobiliário, design de objetos, estampas e redesenho de tipografias antigas. Conforme o tempo foi passando e a tecnologia evoluindo, o design evoluiu junto e passou-se a utilizar ferro e vidro nas arquiteturas, enquanto o design gráfico passava a utilizar litográficas coloridas. Neste tempo, artistas como Toulouse-Lautrec focaram em produzir cartazes e objetos de decoração, assim deixando uma trilha encaminhando o mundo ao design moderno.

O design tipográfico, em 1909, aboliu o tipo grafismo tradicional e começou a explorar a língua nativa, onomatopeias e junção entre diferentes formas de expressão, sons, imagens utilizando fotografias como base.

Em 1917, o designer Theo Van Doesburg fundou o neoplasticismo, cuja arte era baseada no abstracionismo, onde as pessoas procuravam uma harmonia entre design e sociedade (ou indivíduo), influenciando a arquitetura e design à ambientes futuristas.

Em 1930 os cartazes eram muito utilizados como meio de propaganda, porém em alguns países como Rússia, onde grande parte da população era analfabeta, os cartazes possuíam somente imagens (que nada mais é do que uma infografia) utilizando apenas 3 cores: preto, branco e vermelho.
Entre 1925 e 1939 começou a ser explorado o design interior, desenho industrial, artes visuais, moda, pintura, artes gráficas e cinema, influenciados pela Art déco. Isso se espalhou pelo mundo e todos começaram a se interessar por esta estética.


Desde então o interesse por estética aumentou, e com o avanço da tecnologia, o mercado de Webdesign cresceu muito, surgindo programas como photoshop, flash, autocad, etc. Hoje em dia o design é muito utilizado em diversas profissões, entre elas, jornalismo, publicidade e propaganda, arquitetura, moda e informática. E nós vamos explorar um pouco cada uma dessas áreas no decorrer dos posts do blog. Agora que já conhecemos melhor  origem de tudo, podemos começar a explorar esses designs que tivemos no decorrer de todos esses anos. Portanto continuem visitando o blog para ficarem por dentro das diferentes formas de design.

Fonte:http://belledesign.tumblr.com

Espero que tenham gostado, até mais.




           Olá, hoje vamos falar sobre o Designer de Moda.

                     

O símbolo do curso é:



DESIGNER DE MODA.

O que é?

O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, entre outras. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos, a partir da junção de conceitos, sensibilidade, tendências, conhecimentos, embasamentos científicos e muita técnica. Sua busca devem transpor os limites do mundo fashion, abrangendo pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada. Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc.

Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br

Espero que tenham gostado, até a próxima!
Beijos.
Isabelle.
3.9.14






aonde_estudar_moda


 Estudar moda lá fora escolhendo alguma das principais escolas de moda do mundo, além de trazer um conhecimento fascinante é uma oportunidade única de estar de frente  com o que existe de melhor no ensino de designer da atualidade.

aonde_estudar_moda
CENTRAL SAINT MARTINS (London, England)

Cursos:  Design Têxtil, Design de Moda, Design de Jóias

Graduados famosos: Stella McCartney, John Galliano, Alexander McQueen, Phoebe Philo, Christopher Kane, Hussein Chalayan, Zac Posen, Hamish Bowles, Paul Smith, Giles Deacon, Luella Bartley, Jenny Packham, Jonathan Saunders, Marios Schwab, Alice Temperley, Riccardo Tisci, Matthew Williamson
aonde_estudar_moda














PARSONS, THE NEW SCHOOL FOR DESIGN  (New York, USA)
Curso: Design de Moda
Graduados famosos: Donna Karan, Marc Jacobs, Tom Ford, Narciso Rodriguez, Alexander Wang, Anna Sui, Jason Wu, Jenna Lyons (J.Crew), Jack McCollough and Lazaro Hernandez (Proenza Schouler), Behnaz Serafpour, Doo Ri Chung, Sophie Buhai and Lisa Mayock (Vena Cava), Flora Gill and Alexa Adams (Ohne Titel), Prabal Gurung, Steven Meisel, Thakoon Panichgul, Carmen Marc Valvo
 BUNKA FASHION COLLEGE/BUNKA WOMEN’S UNIVERSITY (Tokyo, Japão)( Não achei foto)
Cursos:  Design Têxtil, Design de Moda, Design de Jóias, Criação e Tecnologia, Marketing, Acessórios
Graduados famosos: Kenzo Takada, Junya Watanabe, Yohji Yamamoto, Hiroko Koshino, Chisato Tsumori
 
ANTWERP ROYAL ACADEMY OF FINE ARTS (Antuérpia, Belgica)
Cursos: Design de Moda
Graduados famosos: Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Bikkembergs, Walter Van Beirendonck, Dirk Van Saene, Marina Yee (The Antwerp Six), Martin Margiela, Veronique Branquinho, Haider Ackermann, Peter Pilotto, Bruno Pieters.

Tradutor/Translate


Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Parceiros