4.11.14
Olá hoje eu vou falar qual é a média salarial de algumas
profissões que estão ligadas a moda.
Agente de
modelo
A carreira
está vinculada à explosão das brasileiras no mundo fashion. Essa profissional
cuida da agenda e dos negócios de top models. É escolhida, freqüentemente,
entre as bookers de agências de modelo, atividade que exige agilidade,
capacidade de relacionamento e profissionalismo. Recebe treinamento da própria
agência. Área limitada.
Remuneração:
pode chegar a R$ 6.000. Uma booker em começo de carreira recebe entre R$ 500 e
R$ 1.000.
Assessoria de
imprensa
Conceitua,
redige e divulga as informações sobre empresas ou profissionais da moda. Pelas
suas características, o setor exige especialização do jornalista. Além de
conhecer o negócio da moda em profundidade, deve manter uma ampla rede de
relacionamentos entre formadores de opinião e jornalistas especializados. A
formação básica em jornalismo precisa ser fortalecida com atualização
permanente. A expansão da área está diretamente ligada ao crescimento do setor.
Remuneração:
inicial em torno de R$ 1.500; o profissional experiente pode ganhar mais de R$
5.000.
Cabeleireiro/
maquiador
Junto com o
produtor de moda ou o estilista, define e concretiza o visual de cabelo e rosto
de modelos para as áreas de jornalismo, publicidade e eventos. Os bons cursos
existentes não substituem o estágio prático no início da carreira. Área em
expansão.
Remuneração:
pode variar de R$ 150,00 a R$ 2.000 por dia, de acordo com a reputação do
profissional e da área. O salário pode chegar a R$ 8.000.
Comprador de
varejo
Por trás da
incrível oferta de roupas e acessórios das lojas multimarcas e de departamento
existe uma pessoa capaz de equilibrar preço, beleza e qualidade na medida
certa. É o comprador quem escolhe as peças e os fornecedores vendidos no varejo
de rede, depois de pesquisar tendências e custos em vários países. E, para
isso, ele precisa ser um misto de estilista, administrador e viajante
profissional. A remuneração varia entre R$2.000 e R$4.000, dependendo do
tamanho da loja (ou rede) atendida.
Consultora
A reciclagem
profissional imposta pela modernização da área de moda abriu espaço para os
consultores externos. Eles são necessários nas áreas de planejamento e
desenvolvimento de coleções, pesquisa de perfil de consumidor, treinamento de
equipes de compra ou venda, na implantação de processos de automação etc. Mas é
uma área reservada para quem já tem muita vivência profissional.
Consultora de
imagem
Dedicada
inicialmente a cuidar da aparência de pessoas públicas (artistas, políticos,
altos executivos), a atividade despertou o interesse de quem não depende da
fama, mas gosta de aparecer bem. A consultora pode prestar um serviço completo,
no qual estuda o perfil do cliente, define um estilo para ele e o assessora na
montagem do guarda-roupa, na combinação das peças, no corte de cabelo e na
maquiagem. Ou um atendimento isolado, para um evento específico. O sucesso na
área depende de bons contatos.
Remuneração:
a consultoria fixa a uma pessoa famosa pode ir de R$ 1.500 a R$ 3.000 por mês.
Desenvolvimento
de produto
Presente em
toda a cadeia produtiva da moda, este profissional desenvolve o conceito de um
novo produto, cuida da introdução no mercado e de sua aceitação. Entre suas
funções, prospecta novas idéias junto aos clientes, estrutura-a e, se aprovada,
prepara-a para a produção. Para coordenar todo este processo, precisa entender
da parte técnica do produto a ser desenvolvido assim como das ferramentas de
marketing necessárias para colocá-lo no mercado.
Remuneração:
varia muito de acordo com o porte e o segmento da empresa, mas é especialmente
valorizado pelas grandes indústrias. Em início de carreira, pode ganhar por
volta de R$ 1.500. Depois de alguns anos na profissão, pode ganhar mais de R$
8.000.
Editora de
moda
Responsável
pelas reportagens de moda em revistas, escreve e coordena o trabalho de
fotógrafos e produtores. Além da faculdade de jornalismo, deve ter boa noção de
estética, fotografia e história da arte. Como cada publicação precisa de apenas
uma profissional, as oportunidades de ocupar um cargo são bem reduzidas.
Remuneração:
como o cargo exige muita experiência, o rendimento médio situa-se em R$ 5.000.
Estilista
Cria roupas e
acessórios seguindo um conceito de coleção. O trabalho inclui pesquisa de
tendências e de público, definição das modelagens, cores e materiais, seleção
de fornecedores e acompanhamento da produção. Antes formada por autodidatas, a
profissão conta hoje com inúmeros cursos e faculdades. Na indústria de
calçados, esses profissionais estão em falta.
Remuneração:
salário inicial entre R$ 800 e R$ 1.500. Um profissional de renome ganha mais
de R$ 10.000.
Figurinista
Seleciona e
desenha o guarda-roupa de peças e balés, novelas, filmes e peças publicitárias,
adequando à época e às intenções do autor/diretor. Fora a base conquistada em
curso superior de moda, o autodidatismo predomina. Exige dedicação e pesquisa
incessante. Mercado super-restrito.
Remuneração:
média salarial na televisão é de R$ 3.000. Fora isso, trabalha como autônomo,
com remuneração muito variável.
Fotógrafo de
moda
Responsável
por concretizar em imagens as concepções que orientam uma seleção de roupas
para uma reportagem de moda ou as coleções de uma confecção. O trabalho exige
sensibilidade, cuidado estético e capacidade de planejamento, além de grande
domínio técnico. A consagração depende de se encontrar um estilo próprio.
Remuneração:
os cachês para iniciante podem começar em R$ 500. Um profissional consagrado
chega à faixa de R$15.000 a 25.000 por job.
Jornalista de
moda
A
consolidação do mercado de moda fez surgir o profissional que se dedica a
escrever sobre o tema, da criação ao aspecto econômico. Geralmente, estuda a
história da moda e tem preparação para cuidar da parte visual do trabalho
jornalístico. O sucesso depende muito de estar ligado no que acontece em outros
países, do que já foi moda no passado e da capacidade de avaliar as tendências.
Remuneração:
salário inicial R$ 1.200. Um profissional de renome pode trabalhar para
diversos veículos e ganhar mais de R$ 12.000.
Modelista
Passa para o
papel a idéia de uma roupa e procura as soluções técnicas para desenvolver a
peça. Concluída esta fase, faz a prova e os ajustes e passa o molde para
produção. É um trabalho que exige muita precisão e, hoje em dia, grande
experiência na área técnica, já que os dados de uma peça aprovada são
processadas em computador, que faz a transposição para os diversos tamanhos.
Remuneração:
salário inicial entre R$ 800 e R$ 1.000 (como assistente). Um profissional
experiente ganha, em média, R$ 2.500, por projeto.
Modelo
Exibe, em fotos,
desfiles e em peças publicitárias, as roupas e acessórios das coleções de
grandes estilistas e marcas ou produtos de beleza, no Brasil e no exterior.
Trabalha também como personagem de fotos editoriais e publicitárias. A formação
principal é dada pelas agências de modelo. Remuneração: Os cachês por trabalho
para iniciantes podem variar de R$ 80,00 a R$ 500,00. Os cachês de modelos mais
experientes e conhecidas são negociados caso a caso.
Produtora de
moda
Trabalha com
campanhas publicitárias, eventos e publicações, selecionando e organizando
roupas e acessórios, procurando locações e escolhendo fotógrafo, maquiador e
modelos. Sempre há procura por essas profissionais.
Remuneração:
de R$ 800 a R$ 1.300 por mês para quem está começando. Pode chegar a R$ 5.000.
Produtor de
desfile
Desenvolve a
idéia e coordena tudo que envolve um desfile. Precisa saber dirigir uma equipe
grande (luzes, técnicos, modelos, costureiras, maquiadores) para que tudo seja
feito no tempo certo e sem erros. Não existe formação específica para a
atividade. Em geral, os cargos são ocupados por profissionais que fizeram
teatro, cinema ou TV.
Remuneração:
o profissional recebe por trabalho, de acordo com o tamanho e a importância do
evento. No geral, os valores giram em torno de R$1.500 a R$7.000.
Produção
executiva de desfile
Função de
quem cuida dos detalhes do evento – som, iluminação, organização dos
participantes, platéia, infra-estrutura dos bastidores etc. Valores em torno de
R$1.500 a R$2.500.
Vendedora
As lojas
sofisticadas dos shopping centers e das grifes famosas trouxeram um novo status
à vendedora. Dispondo de treinamento constante, elas aprendem a se comportar, a
se vestir e a interpretar o perfil do cliente. São preparadas para atuar como
consultoras, indicando o produto adequado em vez de empurrá-lo. A remuneração e
definida de acordo com o piso do comércio de cada estado, aliado às
porcentagens oferecidas pela empresa. No Rio Grande do Sul, o piso do comércio
é de R$850 (2013).
Fonte: Profissões
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